terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os três poetas

POST POR:
Bom galera hoje vou falar sobre meus ídolos, e tenho certeza de que ao menos um desses grandes poetas esta na “galeria vip” de seus admiradores também. É praticamente impossível encontrar alguém nesse Brasil que não tenha conhecido alguma obra de: Raul Seixas, Cazuza ou Renato Russo. Eles simplesmente emocionaram o país com canções que falavam de amor, rebeldia e contradições do tempo em que viveram. Embalaram multidões por onde passavam e deixaram uma obra aqui com méritos de serem chamados de magos do rock nacional.
Falar desses caras é relembrar a historia do rock no Brasil desde seu inicio. É voltar no tempo e tudo que eu disser aqui será pouco, pois ele até hoje são a maior influencia rock no país. Com isso vou fazer um resumo básico sobre a vida de cada um aqui, e frizo que será apenas o básico, porque seria meramente impossível resumir o que por muito tempo tem sido sucesso entre pessoas de todas as idades, afinal clássicos são clássicos e devem ser sempre ouvidos, revistos e relidos.


Raul Santos Seixas. Este foi um mito. Como ele mesmo disse em uma música – eu sou o inicio o meio o fim - e ele tinha toda a razão. Nascido em Salvador, na Bahia no dia 28 de junho de 1945. Aos seis anos de idade, logo após ter sido alfabetizado, já começou a expressar suas interrogações sobre o mundo em escritos. Suas musicas eram proféticas, filosóficas e românticas. Seu inesgotável amor pelo rock fez com que ele não desistisse do seu sonho de ser uma estrela e, assim, poder musicar as suas poesias. Raul viveu uma verdadeira metamorfose quando aprendeu a ver o mundo com outros olhos. Olhos de um maluco declarado. E com seu parceiro de anos Paulo Coelho ele ultrapassou gerações com musicas de temas cada vez mais atuais, que falavam de historias, essas mesmas que até hoje nos parecem tão vivas no cenário musical. Entre seu acervo musical podemos destacar: Gita, Metamorfose Ambulante, Tente Outra Vez, Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás, Ouro de Tolo, Al Capone e Sociedade Alternativa.

Agenor de Miranda Araújo Neto nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1958, e foi conhecido por todo o Brasil como Cazuza. Era um cantor e poeta exagerado que ao lado de sua banda (Barão Vermelho), ou até mesmo na sua carreira solo, emocionou a todos com letras simples e de muita poesia. Ele conseguiu explicar muito bem toda rebeldia que sentia e ao mesmo tempo falar de sentimento emocionando a toda uma geração. Transmitia em cada canção a ideologia de alguém que não aceitava as coisas como elas eram. Ele sempre quis muito mais para si e, se a vontade dele era mesmo de nos fazer cantarolar suas musicas para sempre, ele conseguiu! Cazuza tornou-se um dos ícones da música brasileira da década de 1980. Em 1985 se lançou no solo, onde sua trajetória foi menor, porém mais marcante. Suas musicas eram para todos aqueles que tinham uma ideologia ou simplesmente um dia sonharam em mudar o mundo. Entre suas canções destacamos aqui: Exagerado, Codinome Beija-Flor, O Tempo Não Para, Brasil, Bete Balanço e Vida Louca Vida.
Renato Manfredini Junior nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960. Renato Russo despontou para o sucesso em Brasília. Professor de inglês, criou em 1978 o ‘Aborto Elétrico’ influenciado pelo Punk Rock Inglês. Em 1982 saiu do ‘Aborto Elétrico’ e montou a Legião Urbana. Ele é considerado o mais importante compositor do Rock Nacional de todos os tempos. Com a linguagem universal do “faça sempre o bem”, eternizou o refrão que até hoje soa nos nossos corações e que diz assim: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” Renato Russo a frente da Legião Urbana lançou dezesseis discos e vendeu mais de 20 milhões de copias. Ainda hoje a procura por Cd’s da banda existe, prova de que o que é bom é atemporal, não se acaba! Suas músicas expressavam uma poesia sem igual que falava de amor e religião e que eram reflexivas, traduziram a vida desse poeta que fez uma legião de pessoas cantarem sem parar, como um hino as suas canções. Quem nunca se pegou cantando ‘Legião’ em algum momento do seu dia? Renato simplesmente compôs a trilha sonora de nossas adolescências. Ele simplificou a arte de viver nos seus refrões empolgantes e com seu talento nato. Destaco entre as canções: Pais e Filhos, Ainda é Cedo, Faroeste Caboclo, Que País É Esse?, Quase Sem Querer, Geração Coca-Cola, Meninos E Meninas, Índios e Será.

Foi uma emoção muito grande poder falar de meus ídolos, isso por que o mercado musical de hoje esta deprimente. Fora algumas bandas que sobreviveram ao tempo, como é o caso do “Capital Inicial”, “Biquini Cavadão”, “Titãs” entre outras, poucas são as bandas que têm conteúdo suficiente para saciar a vontade de nós, que um dia ligamos o radio, assistimos na TV ou mesmo compramos uma obra de Raul, de Cazuza, ou de Renato. Minha emoção foi em lagrimas e eu a agradeço vocês, meus ídolos, de coração. Onde quer que estejam, muito obrigado por cada linha de suas poesias, por cada frase de suas musicas. Tenho a certeza de que vocês se dão por satisfeitos ao assistirem ai de cima a repercussão dos seus respectivos trabalhos, e nós ficamos aqui no aguardo de que surjam outros poetas. 

6 comentaram. Comente também!:

disse...

Eu adoro todos elees!! Mas Raul era o cara... tinha estilo... cresci ouvino a musica da sopa hehehe.... parabéns pelo blog! bjos

Passa lá... www.poeiraeboanoite.blogspot.com

Karla Hack dos Santos disse...

Simplesmente demais!
Não tem como ignorar o talento e a poesia destes caras!!
Muito bom o post e a lembrança... Parabéns!

;D

Renata disse...

Renato e Cazuza, sou fã. Raul, não posso dizer que conheça bem, só conheço algumas músicas. As de sucesso...

Gavriel disse...

caraca so fera, sou fã de todos!!
eu acho que cada um teve sua importância não tem como definir melhor!
www.naoclico.com

Anônimo disse...

Bah Mew...muito bom o post e muito bom esse blog aqui tbm...
Concórdo... esses 3 são pilares para o Rock Brasileiro....

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...