quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Malhação

POST POR:
Fala galera, no post dessa semana vou falar sobre uma série adolescente que esta há exatos 16 anos no ar. Trata-se da novela teen “Malhação” que é exibida desde 24 de abril de 1995 e já esta na sua 18° temporada.
 Ela aborda temas que condizem ao universo jovem como: vida sexual, relacionamentos entre família, amigos e outros temas que envolvem a galera em geral. Ao longo dos anos ‘Malhação’ revelou vários atores que hoje fazem parte das grandes produções globais. Entre eles estão: André Marques, Claudio Heinrich, Priscila Fantin, Guilherme Berenguer, Marjorie Estiano, Fernanda Vasconcellos e recentemente o filho do cantor Fabio Junior: Fiuk, que foi o protagonista na pele de Bernardo. No meu ponto de vista a partir dessa temporada, a novela desceu uma ladeira e nunca mais foi como antes.
A primeira temporada de ‘Malhação’ tinha como cenário principal uma academia e desde seu inicio já caiu nas graças dos telespectadores. Não só voltada ao público adolescente, a novela aborda temas que envolvem toda a sociedade no geral. Com o passar dos anos muitas mudanças ocorreram e a academia deixou de ser o centro das historias. O programa passou por uma reformulação, ganhando novos cenários e temas com ares mais interativos do que se tinha nas outras temporadas. O centro da historia passou a ser o Colégio Múltipla Escolha. E foi nessa mesma época que incorporado o personagem ‘Artur Malta’, mais conhecido como “Cabeção”, Sergio Hondjarkov eternizou suas bizarrices e comportamento de um adolescente descompromissado e muito bem humorado, o mais lembrado e marcante personagem durante todos esses anos de malhação. Atuou por 5 anos no seriado e no final da temporada 2004/05 deixou de fazer parte do elenco. Com sua saída, um grande vazio parecia haver nos capítulos seguintes, tudo isso por conta de um certo personagem aloprado mas de grande coração, que permanece vivo ate hoje na memória de nós todos. Além de apostar em novas caras, a trama se renovou a cada temporada e coloca artistas experientes para atuar, fazendo, assim um encontro de gerações.
O que se destacou, e muito, durante esses anos foram às trilhas sonoras. Ao som de “Assim Caminha A Humanidade” de Lulu Santos foi por muitas temporadas a musica de abertura ficando da estreia ate o ano de 1999. A música “Te Levar” da banda Charlie Brown Jr passou a ser o tema de abertura no ano seguinte, ficando ate 2006 e batendo recorde de permanência. Em 2006 a mesma banda emplacou o seu segundo tema de abertura, com a música “Lutar Pelo O Que É Meu” e na seqüência “Paraíso Proibido” da Strike. “Daqui Pra Frente” e “Bem ou Mal” da banda NXZero, e em seguida, pela na primeira vez na história a música de abertura é cantada por um personagem: “Quem Sou eu?” da banda Hori (Fiuk).
Após tanto tempo no ar e com altos e baixos na sua audiência, malhação se encaminha para o fim, que já foi anunciado pela Rede Globo. Será substituída por outro formato completamente diferente desse, mas que levará o mesmo nome com uma pequena alteração: ‘Malhação Conectados’. O motivo dessa mudança se dá a pouca audiência do programa que desde o ano de 2008 vem caindo. 

 Quem acompanha há anos como eu, e que viu o seu auge percebe uma enorme diferença entre o antes e o agora. Parece que a série perdeu sua essência. Ganhou uma roupagem que não caiu nas graças do publico e que pegou um caminho sem volta. As histórias são todas repetitivas e se vista nos primeiros capítulos todos já podem prever como será o final. Malhação teve varias fases, personagens eternos e momentos únicos que ficaram na memória de todos. Ditou tendências na moda, no estilo, no comportamento e dividiu em suas temporadas, em todas as historias uma diversidade grande de emoções. Mas confesso que assistindo hoje percebo bem o porquê de estar tendo um ponto final essa série. Ou quem sabe será um até logo? Veremos...  

5 comentaram. Comente também!:

Anderson disse...

Malhaçao Ja foi muito melhor.
A Qualidade caiu muito
por isso que caiu a Audiencia.
lifetecno2011.blogspot.com

palavras ao vento disse...

e a malhação começa tudo de novo...eeee

Alynne Mayara disse...

Já foi melhor, mais ainda vejo graça em Malhação. Muitos dizem que vai acabar, mas tomara que isso não aconteça :)
Estou te seguindo, me siga também. Beijos

http://entreaquija.blogspot.com/

Igor Felipe e Idayane Barbosa disse...

malhação acaboou !

tanto que eu tinha esquecido jaa, quando vi o tema achei que fosse sobre exercicio fisico, hahahaha

Anônimo disse...

Malhaçao nao acabou gentee..e que em 200,2001 e ate um certo tempo,falava sobre a vida dos adolecsentes daquela epoca ne.mais os adolecsentes vao se renovando,novos estilos,novos comportamentos.ai pra quem assistia antes fica chato.e hj em dia os adolecsentes nao estao ligando mais pra novela ne pow,assim os ibops vao abaichando=[.pra mim malhaçao continua boa,eu tenho 15 anos.mais a temporada dos conectados DECPICIONOU geral,mais agora eles voltaram as escolas,com os nossos adolecsentes legais e a audiencia aumentou um pouco,hehe.nao quero que tire malhaçao do ar,muitos que nao gostavam de assistir antes,estao assistindo essa nova temporada de JULIA...ea melhor temporada sempre foi e sera 2008.e tbem percebem algo.desde que malhaçao saiu do multipla escolha,desde que pararam de repetir os perssonagens marcantes,os ibops abaicharam.QUERIA QUE VOLTASSE PARA O MULTIPLA ESCOLHA!o epoca boaaaaaa.=]].fui!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...