quinta-feira, 14 de abril de 2011

Top 10: importação de luxo

POST POR:


Há cerca de 20 anos, seria impossível redigir esta lista. Isso porque somente no início dos anos 90 (apesar de este processo ter acontecido no século passado, é um fato bastante recente...), o Brasil passou a oferecer veículos importados nas concessionárias. A era Collor inaugurou uma nova realidade na indústria automotiva, uma vez que modelos da Fiat, Chevrolet, Volkswagen e Ford passaram a dividir espaço com carros de montadoras de origem asiática e europeia.

Para se ter uma ideia, atualmente, 23,5% do mercado nacional de veículos é formado por carros importados. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2005, esse porcentual correspondia a apenas 5%. A maior parte deste total é formada por modelos de luxo (apesar de muitos veículos mais acessíveis, como Volkswagen SpaceFox e Kia Picanto, também virem de fora). Confira, então, a lista dos dez importados de luxo mais vendidos no Brasil em 2010, considerando apenas as marcas que não produzem carros por aqui.


1. Mercedes-Benz Classe C – 3.975 unidades* Nesta lista dos dez modelos trazidos por importadores, o sedã da Mercedes-Benz foi o mais vendido no Brasil em 2010, com quase 4.000 unidades. O sedã, que possui quase três décadas de história, recebeu um facelift, mostrado na última edição do Salão de Detroit. Atualmente, o Classe C é vendido nas versões Classic, Avantgarde e Sport, além da configuração perua.

2. BMW Série 3 – 3.324 unidades Junto do Mercedes Classe C e do Audi A4, o BMW Serie 3 forma o trio de sedãs alemães mais vendidos no Brasil. O modelo, que já tem bons anos de história, é vendido nas configurações sedã, conversível e cupê, com motores de seis e quatro cilindros.

3. Land Rover Freelander – 2.580 unidades Apesar de carregar o DNA aventureiro da Land Rover, o Freelander é o mais urbano da linha da montadora inglesa. Isso porque, apesar de o utilitário ter um motor de 3,2 litros e a tração 4x4, é comum ver um desses rodando no asfalto e em meio ao trânsito.

4. Volvo XC 60 – 1.549 unidades O lançamento do XC60 por aqui, durante o Salão do Automóvel de 2008, foi um importante passo para a Volvo no País. O SUV esportivo possui um design futurista, que passa longe daquela imagem de que todo Volvo tem “aparência quadrada”.

5. Audi A4 – 1.291 unidades Engana-se quem pensa que o A3 é o Audi mais vendido no Brasil. O ícone esportivo dos anos 90 perdeu espaço para o sedã A4, que lidera as vendas da marca alemã no mercado nacional. A linha possui duas ofertas de motorização, a 2.0 e a 3.2, com potência que passa dos 180 cv.

6. Porsche Cayenne – 514 unidades Hoje em dia, é comum ver um desses pelas ruas, principalmente se for em bairros descolados das grandes cidades. A impressão que se tem, portanto, é que há muitos deles desfilando por aí, mas a verdade é que é impossível passar despercebido com um Cayenne. Logo mais, o grandalhão da Porsche ganhará um irmão menor, chamado Cajun.

7. Jaguar XF – 63 unidades O XF foi o divisor de águas na história da marca inglesa. Até 2007, quando foi mostrado pela primeira vez, a Jaguar era conhecida pelo seu tradicionalismo. Não que isso tenha sido deixado de lado, mas a partir de então, ela bebeu na fonte da juventude e passou a desenhar seus modelos com mais agressividade e esportividade. O resultado foi que abocanhou um novo perfil de clientes, o de jovens abastados .

8. Ferrari California – 22 unidades Um dos esportivos mais bem sucedidos da linha Ferrari e o modelo da marca italiana mais procurado no País. O conversível, lançado no Salão de Paris de 2008, é equipado com um motor V8 de 4,3 litros e por R$ 1.350.000 é possível levar um para casa. Se você achou caro, fique sabendo que é o modelo mais barato da Ferrari.

9. Maserati GranTurismo – 20 unidades A enorme grade na dianteira faz lembrar um tubarão. Junto do resto da carroceria, as grandes rodas compõem um visual pra lá de esportivo. O GranTurismo, disponível na versão “comum” e apimentada S, foi desenhado em parceria com o estúdio Pininfarina e lançado no Brasil em 2008.

10. Lamborghini Gallardo – 14 unidades Por baixo do capô, o Lamborghini Gallardo traz nada menos que um motor V10. Em valores, está perto da Ferrari California, ao preço de R$ 1.400.000. A importação oficial da marca ao Brasil começou no ano passado e, pelo visto, já começou a render bons frutos à marca italiana, com 14 unidades emplacadas em 2010.

Fonte : Icarros
*Dados da Mercedes-Benz e da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores)

0 comentaram. Comente também!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...