quarta-feira, 6 de abril de 2011

Porque achamos um rosto bonito?

POST POR:


Você já parou para pensar em porque definimos algumas pessoas como bonitas e outras como feias? Alguns dizem que isso é questão de gosto, outros dizem ter relação com a imagem que a mídia vende atualmente. Afinal, qual a ‘receita’ da beleza?
Em pesquisas, cientistas mostraram que a beleza facial está relacionada ao reforço das características de cada sexo, por exemplo: mulheres mais atraentes são as com linhas mais femininas no rosto, enquanto homens mais bonitões são aqueles com linhas másculas e marcantes na face.

Outro fato de grande relevância é o da simetria facial, ou seja, quando um lado do rosto é praticamente igual ao outro, como se fossem um espelho. Ela é praticamente um sinônimo de beleza. Os genes que determinam o lado direito e o lado esquerdo da face são os mesmos, então teoricamente todos nós deveríamos ser perfeitamente simétricos.
Mas nossos genes são influenciados pelas condições ambientais. Então, o individuo que não se alimentou direito, teve muitas doenças ou foi alvo de parasitas, por exemplo, infelizmente não vai exibir uma simetria perfeita.
Não avaliamos as pessoas como ‘simétricas’ ou ‘não-simétricas’ conscientemente, isso se deve ao fato de nosso cérebro concluir que uma pessoa com linhas idênticas em ambos os lados da face tem genes de maior qualidade, ou seja, que possui melhor saúde.
Portanto, na verdade, somos atraídos pelos sinais que refletem um bom desenvolvimento físico e genético em uma pessoa. E damos a isso o nome de “beleza”.

0 comentaram. Comente também!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...