quarta-feira, 20 de abril de 2011

Perdoar é diferente de esquecer?

POST POR:


Perdão. Quem nunca perdoou alguém? Essa pergunta nos remete a várias outras, mas uma merece destaque: Esquecemos também quando perdoamos? Essa é uma questão de grande importância, já que o perdão é essencial para uma vida que todos buscamos, feliz e equilibrada.
É importante diferenciarmos os sentidos da palavra esquecer, quando significa ressentimento, e esquecer como “desaparecer da memória”. O primeiro sentido é o que vale aqui: é preciso esquecer.

Freqüentemente, ouvimos falar: “Perdoo, mas não esqueço”. Na verdade, quem diz isto não perdoa, pois ainda guarda rancor consigo. Por isso é dito que não se perdoa de verdade quando, no fundo, não se está disposto a esquecer. Um jornalista uma vez perguntou a Gandhi se tinha perdoado quem lhe ofendeu. Sua resposta foi: “- Nunca ninguém me ofendeu!”.
Se o perdão não acontece verdadeiramente, fica um ressentimento que talvez seja nocivo. Diante da possibilidade da repetição do erro por parte da pessoa que foi perdoada (por causa de uma traição, por exemplo), existe o risco de que se desencadeie um quadro de ansiedade ou depressão em quem perdoou por não conseguiu superar o ocorrido. O que prova as estatísticas de que grande parte de procuras a psicólogos se deve a esse motivo.
Hoje em dia, a ciência vem demonstrando que as pessoas que exercitam o sentimento de perdoar têm uma melhor qualidade de vida. E vários médicos mostram que, ao perdoarmos, temos sensação de bem-estar. É como se você, quando pratica o perdão, recebesse uma recompensa do seu cérebro.
O conceito de perdão varia de cultura para cultura. Temos de contar ainda, com as questões religiosas envolvidas. A única coisa certa é que sem ele as relações ficam mais complicadas. Na medida em que não existimos sem conflito, o verdadeiro perdão é fundamental. Perdoe.

4 comentaram. Comente também!:

Drikasanttos disse...

Eu acredito que quando se perdoa de verdade está disposto a esquecer o fato ocorrido...quando não é perdão da boca pra fora...adorei o post viu, parabéns pelo texto..seguindo você já!


Retribui, comenta e segue por favor *-*
http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

Iuri disse...

Concordo contigo Drika! Muito obg pelo comentário =D

Ja to seguindo, muito bom tu blog tbm! ;D

renata disse...

Eu acredito que perdoar é esquecer, no sentido de deixar de lado o que se passou...Afinal levar adiante não ajudará em nada, pelo contrário, é somente um peso a mais.

Gostei do blog, estou seguindo!

Iuri disse...

Isso mesmo Renata! Levar adiante um fato que ja devia ter sido esquecido quando se perdoou não leva a lugar algum.

Ah e obrigado por comentar! =D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...