quarta-feira, 30 de março de 2011

Poder de influência da mídia

POST POR:


E aí galera! Me chamo Iuri, e estou começando a contribuir aqui no blog hoje. A ideia é trazer para vocês um pouco mais de conhecimento, cultura, e também coisas que eu curto, com assuntos modernos e inteligentes :D Espero que gostem!

  Diariamente, somos bombardeados por todos os lados pelas mídias que nos cercam, todas com o objetivo de nos vender algo, um produto, um sonho, etc. Acabamos nos acostumando com tudo isso, mas, até que ponto a mídia influencia nossas vidas? E até que ponto nos deixamos influenciar?
Não é de hoje que recebemos todos esses apelos publicitários. O grande desenvolvimento da mídia se deu por causas de guerras. Jornalistas do mundo se reuniam em países que estavam em conflito para enviar notícias, como os ‘enviados especiais’ que vemos hoje. A partir daí a evolução foi rápida, com o surgimento de tecnologias como a televisão e a internet, a informação ganhou um poder de alcance muito maior.
A propaganda atinge, na maioria das vezes, seu publico alvo de acordo com o objetivo de seus idealizadores. Um bom exemplo disso são as atualmente extintas propagandas de cigarro. Elas influenciavam o jovem a fumar, com a idéia de que o cigarro estava ligado à aventura, maturidade e saúde. Nos comerciais da TV, imagens ligadas a esporte e juventude atraiam principalmente adolescentes a experimentarem o cigarro.
Ao olharmos para o cenário atual, vemos a mesma situação: propagandas de cerveja, por exemplo, geralmente vêm acompanhadas de belas modelos, futebol, pessoas se divertindo e muita masculinidade. O resultado? O publico se identifica com as pessoas utilizando o produto (muitas vezes inconscientemente), e o compram.
Ao analisarmos exemplos como estes, vemos o quão grande é o poder de influencia da mídia. Temos de ficar atentos, então, a toda informação à qual somos expostos, e analisar cada mensagem com um ponto de vista crítico, para não nos tornarmos escravos do consumismo.
E você, se deixa levar pela mídia?

2 comentaram. Comente também!:

SOPA disse...

mt bom Iuri, bem colocado esse texto.Parabns

Paulinho Junior disse...

Grande Iuri! Post bem inteligente, parabéns. Que seja o primeiro de muitos aqui no blog manin

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...