sábado, 26 de março de 2011

A importância da adolescência

POST POR:




Os antigos não conheciam a palavra adolescência. As crianças se tornavam adultos na puberdade. As meninas  se tornavam mulheres assim que tinham a primeira menstruação e os meninos se tornavam homens depois da primeira ejaculação. Depois disto podiam se casar e, principalmente, trabalhar como adultos como eram considerados. De uns 100 anos para cá é que se começou a pensar na adolescência e o termo foi popularizado, o mundo mudou muito no século passado.
Sabemos hoje, graças aos trabalhos de inúmeros pesquisadores, que a adolescência é um longo período de transformações que se inicia mais ou menos aos 10 anos e que termina mais ou menos aos 20 anos. É um período de transformação social e também psicológica, uma fase delicada, complexa e importantíssima, em que as decisões mais importantes da vida são tomadas. É na adolescência que a maioria de nós escolhe a profissão, a fé, o cônjuge, o estilo de vida, os amigos, os esportes, os lazeres e as preferências políticas. É também na adolescência que os vícios e os comportamentos doentios se instalam, período em que a inteligência e o caráter se definem. Se há uma fase da vida em que precisamos de amor, paciência, orientação e compreensão é na adolescência. Dai dizem que ser adolescente é fácil, precisamos tomar decisões que afetarão as nossas vidas inteiras, não é tão fácil como parece, fazer coisas sem o mínimo de experiência e inteligência na maioria das vezes não é simples, o problema é que muitos tem a personalidade dependente, o que é isso?

Psicologicamente falando é uma pessoa que acha que necessita de cuidados, tem medo da exclusão, medo da separação entre os outros, daí para que o medo suma, eles entram na onda do grupo, são influenciados por medo de ficarem sozinhos. Milhares de adolescentes são influenciados, não tem opinião, não sabem a capacidade que tem, porque seguem o que o grupo ou a imprensa determinam, são fracos de mente, não tem capacidade de se impor perante os obstáculos, acham o caminho mais fácil e o seguem, achar pessoas que valem a pena, que sabem o que falam e não copiam as modinhas do momento é quase que impossível hoje, e isso acarreta toda uma sociedade burra e incapaz de ter opinião, uma das únicas coisas que cada um tem a sua, vocês pode ser todos diferentes por fora, mas por dentro tenho certeza que a incapacidade e o medo de serem vocês mesmos é idêntico.

1 comentaram. Comente também!:

paloma disse...

parabens pelo escreveu estava uito legal e tbm muito interessante e tudo o que vc escreveu por mais simples que seja sao todas palavras verdadeiras que nos tacm la no intimo parabens mesmo lendo isso qe vc escreveu a gente ve que as pessoas la do passado de criança passava para adultos e nao tinha comquem conversdar com quem desabafar simplesmente nao tinha com quem vc falar oq sentia de bm e de rui... parabns mesmo continue sempre assim expressando esse dom que Deus te deu de escrever coisas tao belas assim. bjus

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...