sábado, 29 de janeiro de 2011

Yngwie Malmsteen

POST POR:
Eae pessoal! Hoje vou falar sobre um dos personagens mais épicos da música instrumental conteporânea, também um das minhas maiores inspirações pra continuar na música.
Lars Johan Yngve Lannerbäck, mais conhecido como Yngwie Malmsteen, é um dos guitarristas mais respeitados da história, considerado até por alguns (e por mim também) o melhor.
Esse nosso amiguinho do nome bizarro nasceu em 1963, em Estocolmo, na Suécia, lugar da onde o músico fala mal pra caramba. Malmsteen desde criança se mostrava bastante agressivo, entrando constantemente em brigas com seus coleguinhas. Malmsteen também era filho de mãe solteira, a quem ele admirava muito.
Malmsteen ganhou sua primeira guitarra aos 5 anos, que ele só foi querer tocar aos 7. A guitarra de certo tava aproveitando a vida mansa, mas mal sabia, o que lhe aguardava. Em 18 de setembro de 1970, o pequeno Malmsteen viu um documentário sobre Jimi Hendrix na tv, e viu as imagens da lenda do rock botando fogo em sua guitarra, diz ele que achou aquilo o máximo. Não precisou ouvir nenhuma música dele nem nada, só aquela imagem épica da guitarra em chamas, o deixou louco. Logo ele tirou o pó de sua guitarra e decidiu aprender a tocar.
Seu primeiro album de rock foi Fireball, do Deep Purple, o pequeno Malmsteen então, por conta própria, começou a tirar as músicas do disco. Ele se interessou muito pelos elementos clássicos na guitarra, compostos por Ritchie BlackMore, guitarrista do Deep Purple, o que o levou, a conhecer alguns compositores como Mozart, Bethoveen, J.S. Bach, e mais tarde, sua maior inspiração clássica, Nicolo Paganini.
Então, apartir daí começou uma jornada interminável, se dedicando todas as horas que podia, a sua guitarra. Malmsteen ia terrivelmente mal na escola, o que fez sua mãe tirar ele da escola aos 10 anos! Vendo seus progressos assustadores na música, e vendo que ele não queria saber de nada que a escola tivesse a oferecer. Escolha sensata? Não? Me diga você, hoje que ele é um guitarrista rico e famoso.
Malmsteen tocava até cair no sono, e no outro dia continuava tocando, até dormir de novo, e assim ia, por longos anos. aos 15 anos começou a entrar nas suas primeiras bandas, que giravam em torno de seu estilo explosivo, que, não era apreciado na Suécia. Aos 18 anos Malmsteen mandou uma demo para uma gravadora na Suécia, da qual não teve grandes respostas, então decidiu mandar algo para os EUA. Não deu outra, logo recebeu um convite para se juntar aos Steelers, aonde fez grande sucesso, e depois começou sua carreira solo (seu primeiro album instrumental , Rising Force, concorreu a um grammy!), com varios discos ótimos, que lhe deram todo o respeito que tem hoje entre os guitarristas.

E claro, Alguns videos épicos dele. Malmsteen na minha opinião foi o guitarrista que melhor conseguiu comprir sua meta, inventando a música neo clássica, misturando música clássica, com heavy metal. Aqui vão músicas desse músico virtuoso e agressivo.





0 comentaram. Comente também!:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...